Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia

Apresentação

A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia  iniciou-se no Hospital Universitário de Londrina (HU) em julho de 1996.

 

Inicialmente compreendia 2 anos, sendo o terceiro ano opcional. A partir de 2001, o terceiro ano passou a ser obrigatório, quando então o MEC passou a autorizar 2 vagas anuais, e, a partir de 2007, três vagas anuais.

A Residência de Ortopedia e Traumatologia do HU é credenciada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

Para o ano de 2019, o programa da residência foi totalmente reformulado. As atividades teóricas compreendem palestras e seminários que seguem a programação de temas recomendada pela  CET-SBOT.

Os residentes do primeiro ano tem a oportunidade de estagiar no laboratório de anatomia da UEL, onde participam de um programa de revisão em anatomia do sistema musculoesquelético e treinamento em vias de acesso cirúrgico. 

Durante a sua rotação na especialidade de Cirurgia do Joelho, os residentes do terceiro ano têm à disposição o sistema FAST SAWBONES para treinamento em artroscopia. 

Os docentes da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia e os médicos contratados que atuam como preceptores da residência em Ortopedia e Traumatologia estão engajados em prover os meios necessários para que o Residente/Especializando esteja, ao final do seu período de treinamento, em condições de realizar o exame para a obtenção  do TEOT - SBOT (Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia) e atuar como especialista em Ortopedia e Traumatologia.