Residência Médica
Ortopedia e Traumatologia


Apresentação
A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia iniciou-se no Hospital Universitário de Londrina (HU) em julho de 1996.
Inicialmente compreendia 2 anos, sendo o terceiro ano opcional. A partir de 2001, o terceiro ano passou a ser obrigatório, quando então o MEC passou a autorizar 2 vagas anuais, e, a partir de 2020, quatro vagas anuais.
A Residência de Ortopedia e Traumatologia do HU é credenciada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
Para o ano de 2021, o programa da residência foi totalmente reformulado. As atividades teóricas compreendem palestras e seminários que seguem a programação de temas recomendada pela CET-SBOT.
Os residentes do primeiro ano tem a oportunidade de estagiar no laboratório de anatomia da UEL, onde participam de um programa de revisão em anatomia do sistema musculoesquelético e treinamento em vias de acesso cirúrgico.
Durante a sua rotação na especialidade de Cirurgia do Joelho, os residentes do terceiro ano têm à disposição o sistema FAST SAWBONES para treinamento em artroscopia e treinamento de microcirurgia com microscópio cirúrgico.
Os docentes da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia e os médicos contratados que atuam como preceptores da residência em Ortopedia e Traumatologia estão engajados em prover os meios necessários para que o Residente/Especializando esteja, ao final do seu período de treinamento, em condições de realizar o exame para a obtenção do TEOT - SBOT (Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia) e atuar como especialista em Ortopedia e Traumatologia.